Notícias

Consumidores de todo o mundo querem alimentos e bebidas em recipientes de vidro

Nova pesquisa da O-I revela discrepância entre a oferta de embalagens de vidro e a preferência por esses produtos

PERRYSBURG, Ohio– Consumidores de todo o mundo demonstram uma preferência esmagadora por alimentos e bebidas acondicionadas em recipientes vidro, em comparação com outros materiais de embalagem, mas uma nova pesquisa encomendada pela Owens-Illinois, Inc. (NYSE: OI) sugere que esses mesmos consumidores têm de se esforçar muito para encontrar suas marcas favoritas em embalagens de vidro nas prateleiras.

Numa pesquisa global realizada pela Siegel+Gale, uma das principais empresas de desenvolvimento estratégico de marcas do mundo, mais de 2.900 consumidores em nove países foram pesquisados sobre suas preferências com relação a embalagens de alimentos e bebidas. Planejada para avaliar como os consumidores escolhem entre várias alternativas de embalagem e ponderar os critérios de escolha de embalagem, o estudo constatou que a preferência por embalagens de vidro é grande: 93,5% no caso de vinho e 66% no de bebidas não-alcoólicas.

“Pela primeira vez, confirmamos o que já sabíamos em teoria há algum tempo: os consumidores reconhecem as vantagens do vidro, que é o preferido entre outros materiais de embalagem”, disse Carol Gee, diretora de comunicação da O-I. “Estamos muito satisfeitos por descobrir o que os dados mostraram. Se tiverem escolha, os consumidores vão optar por um produto em embalagem de vidro, não em outro tipo de embalagem”.

Os consumidores de todo o mundo classificam o vidro como superior a outros materiais de embalagem em cinco fatores fundamentais: pureza, segurança, qualidade, versatilidade e capacidade de reciclagem.

“Encontramos uma coerência incrível entre os países, na maneira como as pessoas fazem suas escolhas de produto. Os compradores se preocupam não só com o que está na embalagem, mas também com a embalagem em si”, diz Rolf Wulfsberg, PhD, diretor global de pesquisa da Siegel+Gale. “Parece que os consumidores fazem suas escolhas de embalagem pensando em segurança, versatilidade e capacidade de conservação do conteúdo. Em última instância, a embalagem de vidro corresponde a cada uma dessas preferências”.

Apesar dos dados demonstrarem que os consumidores preferem o vidro, nem sempre é possível encontrar embalagens de vidro nas prateleiras das lojas. Os resultados da categoria alimentos mostram que 91% dos consumidores afirmam que preferem o vidro, que, no entanto, tem participação de apenas 10% no mercado de embalagens da categoria alimentos.

Dados adicionais refletiram as preferências nas categorias individuais de alimentos e bebidas. Os dados mostram que 84% dos entrevistados preferem o vidro como recipiente para a cerveja, especialmente em países europeus. A demanda por conservas em vidro também é forte. Aproximadamente 91% dos consumidores pesquisados preferem os alimentos em embalagens de vidro, especialmente na América Latina (95%). Por fim, o vidro é o preferido por 98% dos consumidores de vinho, em comparação com outras embalagens.

A Siegel+Gale utilizou tecnologia avançada e modelos estatísticos no EyeOpener, seu analisador de decisões sobre marcas proprietário, para realizar a pesquisa e a análise.

O EyeOpener esclarece o comportamento do comprador identificando como as pessoas tomam decisões, e não só como percebem em determinada marca ou pensam nela (material de embalagem).

 Sobre a O-I

Milhões de vezes por dia, os recipientes de vidro da O-I oferecem vários dos mais famosos produtos de consumo do mundo para pessoas de todo o mundo. Com posição de liderança na Europa, América do Norte, Ásia Pacífico e América Latina, a O-I fabrica recipientes de vidro 100% reciclável, de preferência dos consumidores, que possibilitam sabor de qualidade superior, pureza, apelo visual e benefícios de valor para os produtos de consumo de nossos clientes. Fundada em 1903, a empresa emprega mais de vinte e três mil pessoas e tem oitenta unidades de fabricação em vinte e dois países. Em 2008, suas vendas líquidas atingiram US$ 7,9 bilhões. Para obter mais informações, visite http://www.o-i.com .

Sobre a Siegel+Gale

A Siegel+Gale (http://www.siegelgale.com ) é uma das mais importantes empresas de desenvolvimento estratégico de marcas. Desde sua fundação por Alan Siegel, em 1969, a empresa vem aplicando a arte e a ciência da simplicidade para criar programas de desenvolvimento de marca que ajudam muitas das mais famosas empresas a destacar-se. A Siegel+Gale tem escritórios que oferecem todos os seus serviços em Nova York, Los Angeles, Londres e Dubai e mantém parcerias estratégicas em todo o mundo.

Galeria de fotos e multimídia:http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6000050&lang=pt .